SAÚDE FAZ MUTIRÃO CONTRA DENGUE

Mais de 6 toneladas de lixo e entulho foi recolhido durante a campanha.

SAÚDE FAZ MUTIRÃO CONTRA DENGUE

A Prefeitura de Elias Fausto, através da Secretaria de Saúde promoveu em parceria com a EPTV um mutirão de combate a dengue no município. Durante toda a semana passada, período de intensificação dos trabalhos, equipes da secretaria visitaram as casas e áreas de risco para identificar possíveis focos do mosquito aedes aegypti trasmissor da dengue. Só no sábado (24) dia D da campanha foram vistadas em Elias Fausto mais de 1500 casas e no decorrer da semana outras 5.866 receberam as equipes da Vigilância em Saúde.

Os caminhões da prefeitura recolheram nesse período mais de 6 toneladas de lixo e entulho que poderiam ser criadouro do mosquito trasmissor da dengue e chikungunya.

Para o Prefeito Maurício Baroni a atenção tem que ser constante e as pessoas precisam ficar atentas para evitar a proliferação do mosquito dentro de casa e nas imediações: "só vamos conseguir combater o dengue com a participação e conscintização de todos, essa é uma luta de toda a população" assinalou.

Como combater a doença

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.