Símbolos

Brasão

“Escudo português, cortado. No chefe, em blau, uma águia estendida de prata, voltada para a dextra, e sobreposta também a três faixas respectivamente de goles, prata e sable. Em ponta, partida, à dextra duas palmeiras em cor natural em campo de ouro e a sinistra, em campo de sinople uma locomotiva de sable. Unindo os campos, um monte de sable. Coroa mural lavrada, de ouro, malhada de sable. Um ramo de algodão à dextra e um feixe de cana à sinistra, em sua cor natural, e assentea sobre o listel, servem de suporte ao escudo. No listel, de goles, a divisa DEO JUVENTUDE de ouro”

 

Simbologia

“O escudo português, tradicionalmente usado no Brasil lembra a nossa tradição lusa. O verde, amarelo e o azul representam as cores oficiais da Pátria Brasileira, reproduzida de sua Bandeira. O preto, prata e vermelho são as cores oficiais da Bandeira Paulista, e entrosadas nas cores brasileiras significam a sua dependência e o seu entrosamento no seio da Pátria Brasileira.

A águia, estendida e voltada para a direita é o símbolo do Poder e Autoridade, e uma homenagem constante dos eliasfaustense ao Poder Constituído da Patria. As palmeiras lembram o nome primitivo do povoado, São José das Palmeiras, e a locomotiva lembra, ao mesmo tempo o progresso que adveio ao povoado com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro e também recorda o Dr. Elias Fausto Pacheco Jordão, engenheiro ferroviário que trabalhou na construção da Estrada, e que também empresta o seu nome à cidade.

O monte, ligando os campos onde estão as palmeiras e a locomotiva, lembra o nome transitório que teve o povoado conforme está na história do Município: – “Em 1875, no Km 173 da Estrada de Ferro Sorocabana, Ramal de Piracicaba, foi instalado no Município de Monte Mor a estação do mesmo nome”. Os suportes de algodão e cana lembram as tradicionais lavouras de Elias Fausto. A coroa mural de ouro, envolvendo o Brasão, é o simbolo universal de emancipação política municipal.

A divisa DEO JUVANTE, que quer dizer “COM A AJUDA DE DEUS”, lembra os propósitos da população do Município de sempre manterem os seus passos e sua vida voltados para o Criador, ao mesmo tempo simboliza os sentimentos religiosos desta população”.