Secretaria de Saúde inicia vacinação contra sarampo em Elias Fausto e Cardeal

Nesta última quarta-feira, dia 15 de julho, a Vigilância de Saúde de Elias Fausto iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Trata-se da vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

O foco da campanha é para atender a população de seis meses a 29 anos, que deverão receber a primeira ou a segunda dose, conforme já constar no cartão de vacinas e para as pessoas de 30 a 49 anos será aplicada uma dose única. É necessário estar portando o cartão do SUS.

As vacinas estão sendo aplicadas na Unidade Mista de Saúde em Elias Fausto na segunda e quinta-feira na manhã das 7h30 às 11h30 e no período da tarde das 13h00 às 16h00. No Posto de Saúde em Cardeal a vacinação está ocorrendo na terça e quarta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. A campanha tem previsão para acontecer até o dia 31 de agosto.

Essa segunda etapa trata-se de uma mobilização nacional determinada pelo Ministério da Saúde que realiza essa campanha por conta do avanço da doença no país.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde, a vacina contra o sarampo é muito importante pois trata-se de uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e que pode ser transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro. Além de ser bastante infecciosa e transmitida para qualquer idade.