Secretaria de Cultura divulga variedade de cursos para fazer online

Em parceria com Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura - POIESIS - e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura de Elias Fausto faz a divulgação de cinco oficinas gratuitas e serão realizadas no formato online. 

As inscrições são feitas online também e as vagas são limitadas. Essas oficinas são oferecidas pela POIESIS e atendem às cidades do interior, litoral e grande São Paulo. 

1. Clube de Leitura e Escrita na Pandemia. Crônicas para ver, viver e desdobrar a vida em palavras

Inscrição até 24 de Março: https://forms.gle/DMR9ZJNTP7HRKj5z9

Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de crônicas selecionadas; a atividade contará com breve exposição sobre as autoras e autores e suas obras, seguido de bate-papo com os participantes sobre impressões de leitura.

Coordenação: Helena Silvestre.

Dias 1, 5, 7, 12,14, 19, 26 e 28/4
Das 18h às 20h.
Plataforma de exibição: Zoom.
Público: a partir de 16 anos.
Inscrições: De 10 até 24/3


2. Uma Lente sobre o Feminismo - Registros Audiovisuais sobre a Luta Feminista a partir dos anos 80. 

Inscrição até dia 24/03: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYcnYcnzGfEe8y38ngvBKBv6igmJFAIF8SF4tMBBg_2yHqAA/viewform  

Cada um dos encontros será composto pela exibição de um filme-documentário (os links serão disponibilizados durante cada aula) que registra diferentes aspectos da luta feminista: diversidade sexual, raça, feminicídio, violência contra a mulher, moradia, saúde, educação e creche, seguido de um momento expositivo e roda de conversa. Além disso, a atividade contará com indicação bibliográfica e os textos serão disponibilizados em formato PDF para as participantes da atividade.

Coordenação: Rita Quadros e Vitória Bredoff.

Dias 5, 6 e 7/ 4
Das 18h às 20h.
Plataforma de exibição: Zoom.
Público: Interessados a partir de 16 anos


3. Fotografia Básica - Composição e Enquadramento

Inscrição até o dia 24 de Março: https://forms.gle/aQvtVi8DBHZkMe6p6

Esta oficina tem como objetivo apresentar os princípios básicos da fotografia digital e a importância da composição e do enquadramento como meios de expressão na linguagem fotográfica. O processo inclui apresentação de referências, exercícios práticos e análise de imagens.

Materiais necessários: câmera fotográfica ou celular com câmera.

Com: Henriique.
Dias 6, 8, 13 e 15/4
Das 14h às 16h.
Plataforma de exibição: Zoom.
Público: Fotógrafos iniciantes, a partir de 16 anos, ou qualquer pessoa interessada em fotografia. Não é necessário conhecimento prévio, mas é importante ter curiosidade sobre a fotografia. 


4. Oficina de Dublagem

Inscrição até o dia 24/03: https://forms.gle/eC4WGLzNKM8p5Sfx5

A atividade oferecerá a atrizes e atores ferramentas para iniciar sua trajetória na área da dublagem compartilhando técnicas, dicas e outras informações relevantes sobre a técnica em desenhos, filmes e reality shows.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, fone de ouvido, rede wifi.

Coordenação: Thais Lucena.
Turma A: Dias 6, 8, 13 e 15/4 | Das 10h às 12h.
Turma B: Dias 12, 14, 16 e 19/4 | Das 10h às 12h.

Plataforma de exibição: Zoom.
Público: Atrizes e atores interessados em aprender as ferramentas e técnicas da dublagem. A partir de 16 anos.


5. O poder das narrativas em tempos de crise. 

Inscrição até o dia 28/03https://forms.gle/RmEhndLmK3u1hUBX7  

A oficina reflete sobre as potências das trocas narrativas e sobre as estratégias possíveis para constituí-las no cotidiano familiar, escolar e/ou comunitário, entendendo que compartilhar experiências narrativas, literárias ou ordinárias é um dispositivo benéfico e oportuno em contextos de crise individual ou coletiva como as que vivenciamos na atualidade. A palavra, nestes contextos, é uma potente possibilidade de troca de afetos. Ler não passa somente pela capacidade de decodificação das palavras, atravessa e (re)constrói subjetividades, dá sentido ao uso da palavra.

Com: Adriana Campos e Caterina Rino (Collectivus de Leitura).

Dias 12, 14 e 16/ 4
Das 14h às 16h.
Plataforma de exibição: Zoom.
Público: Educadores, outros profissionais da educação das Redes Públicas de Ensino e Educação dos Municípios do Estado de São Paulo, mães, pais e/ou cuidadores.