Prefeitura de Elias Fausto anuncia por meio de live no facebook medidas de prevenção ao Coronavirus

Na manhã desta segunda-feira, dia 16 de Março, o Prefeito de Elias Fausto Maurício Baroni reuniu a equipe do Comitê de Gestão de Prevenção ao Coronavirus e fez um pronunciamento ao vivo pelo perfil do Facebook da Prefeitura em seu gabinete a respeito das medidas a serem adotadas pelo poder público na cidade. 

Participaram dessa live a Secretária de Cultura Andreza Ramos, a Secretária de Educação Sandra Bicudo de Almeida, o Secretário de Saúde Ricardo Fornazieri e o Prefeito Maurício Baroni. 

Desde a semana passada, a Prefeitura publicou em suas redes sociais uma série de atitudes de prevenção ao coronavirus que devem ser tomadas diariamente pelo munícipe. E, neste último sábado, as agentes de saúde realizaram o Mutirão da Dengue e também do Covid-19 para informar a população sobre quais medidas deve tomar e quais são os sintomas da doença. 

No entanto, de acordo com dados obtidos pelo governo do estado de São Paulo, existem 200 casos confirmados de Coronavirus no Brasil e, 68% concentram-se dentro do estado. Por isso, algumas medidas estão sendo tomadas pelo Governador João Dória e também estão sendo adotadas pelo Prefeito Maurício Baroni de Elias Fausto. 

A partir do dia 23 de Março alguns setores sofrerão paralisação, com excessão dos Postos de Saúde e Unidade Mista de Saúde, o setor administrativo da Prefeitura Municipal de Elias Fausto, a Secretaria de Segurança, o setor Administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Educação. 

De acordo com o prefeito Baroni, novas medidas poderão ser adotadas na semana que vem de acordo com dados e estudos do Governo Estadual. "Estamos fazendo a nossa parte no sentido de prevenção. Esperamos que toda a população também colabore e evite estar em aglomerações", afirma. 

Seguem algumas medidas a serem adotadas por área:


Secretaria de Educação:

A Prefeitura de Elias Fausto solicita que os alunos deixem de compararecer as escolas gradativamente até esta quarta-feira, dia 18 de março. A Prefeitura compreende que muitos pais precisam se estruturar para ficar com os filhos ou deixá-los na casa de parentes. Por isso, teremos aula até quarta-feira. No entanto, as aulas da creche, ensino fundamental I e ensino fundamental II estarão suspensas a partir do dia 23 de março, segunda-feira. 

 

Secretaria de Saúde:

A Secretaria de Saúde informa que os atendimentos na área da saúde continuarão a funcionar normalmente tanto nos Postos de Saúde quanto na Unidade Mista de Saúde. No entanto, reforça e solicita que somente quem realmente precisar de auxílio médico procure o PSF ou UMS a fim de evitar aglomerações durante o atendimento. 

A Pasta também informa que em virtude da pandemia do Covid-19 as cirurgias de Catarata terão que ser adiadas por pelo menos 15 dias. Essa é mais uma medida preventida, já que o público alvo dessas cirurgias pertence ao grupo de risco. Todos os pacientes serão informados e em breve uma nova data será agendada. 

A Vacinação contra a Influenza também será antecipada. No momento, a Secretaria de Saúde aguarda o envio das doses por parte do governo do estado, e de acordo com o Secretário Ricardo Fornazieri, a previsão é de que a vacinação para o Grupo de Risco dê início no dia 23 de março. Em breve mais informações serão fornecidas a respeito desse assunto. 

Secretaria de Desenvolvimento Social:

As atividades desenvolvidas pelo grupo Tempo de Viver (da Melhor Idade) já foram suspensas pela Prefeitura desde essa segunda-feira, dia 16. As demais atividades e alunas fornececidas pelo CRAS, Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade também terão as atividades suspensas a partir do dia 23 de Março. 

Secretaria de Cultura e Esportes:

A Secretaria de Cultura e Esportes adotará as mesmas medidas da Secretaria de Educação e suspenderá as atividades a partir do dia 23 de março, segunda-feira. Isso ocorrerá tanto para os alunos de Cardeal quanto para os alunos de Elias Fausto.