Elias Fausto é contemplada no projeto Tradição SP Online

Relembrar a Feira AgroArte é tema do primeiro evento on-line de 2021 da Prefeitura Municipal de Elias Fausto/SP. Desde o dia 15 de fevereiro, um documentário financiado pelo programa estadual Tradição Sp Online, está no ar nas redes socias da Prefeitura. 

A cidade de Elias Fausto foi contemplada pelo projeto "Tradição SP Online" promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. 

A Feira AgroArte de Elias Fausto é um evento tradicional da cidade criado em 2017 pelo prefeito Maurício Baroni de Elias Fausto/SP e secretária de Cultura Andreza Ramos.

Trata-se de uma feira que acontece a cada quinze dias e contempla a área de gastronomia, cultura e pequenos produtores rurais. A AgroArte acontece na Praça da Matriz, no centro da cidade de Elias Fausto/SP.

O documentário foi criado pelo cineasta Fagner Pacheco que teve seu projeto contemplado pelo programa Tradição SP Online.  

O cineasta realizou algumas entrevistas ao longo do documentário com expositores que estão desde o início da feira. "Pudemos ver um grande crescimento e transformação da AgroArte em Elias Fausto. Criamos esse projeto tendo como principal foco o retorno das famílias às praças da cidade e também uma geração de renda para o pequeno empreendor. Desde 2018 a feira está no calendário estadual do Turismo e isso é motivo de muito orgulho para nós", afirma o prefeito Maurício Baroni. 

O filme possui 43 minutos com imagens aéreas da área rural da cidade, takes de apresentações culturais que estiveram presentes na feira. "Quando fui pela primeira vez na AgroArte, me deparei com um conglomerado de tesouros
Ela tem um papel importante na sociedade. Vê que por trás de toda barraca presente, tem uma família, tem uma história de cada objeto que está ali. E, muitas pessoas fazem da exposição da AgroArte o seu ganha pão", comenta o cineasta Pacheco. 

O Tradição SP é uma iniciativa do Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte e Prefeitura de Elias Fausto/SP. 

Por conta da pandemia covid-19, a feira AgroArte está paralisada desde março de 2020 e, esse foi um dos motivos para a realização do documentário pelo cineasta Fagner Pacheco.