MULHER DE INDAIATUBA TEM FILHO NA ESCOLA DE CARDEAL E RECLAMA DA SEGURANÇA

Polêmica gerada pela autora do vídeo coloca em cheque a dedicação dos GCMs no cuidado da segurança das crianças da rede pública de ensino, que além das rondas ostencivas, faz o monitoramento em todas as escolas através de câmeras.

MULHER DE INDAIATUBA TEM FILHO NA ESCOLA DE CARDEAL E RECLAMA DA SEGURANÇA

Uma mulher que se diz mãe de aluno da rede pública municipal de Elias Fausto, e que em seu perfil no Facebook se identifica como moradora de Indaiatuba, postou nas redes sociais na manhã de quinta-feira (21) que seu filho estuda na Escola em Cardeal e reclamou que a escola não tem segurança. De forma alarmista, a moradora de Indaiatuba fez considerações equivocadas sobre a política de segurança pública adotada no município de Elias Fausto.

Por se tratar de uma fala inverídica, que movimentou as redes sociais de forma a denegrir a atividade da Guarda Civil Municipal, o Secretário de Segurança do Município, André Alves, fez um esclarecimento público:

“Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que o prefeito municipal optou por direcionar recursos para o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, em vez de investir no setor privado. Como resultado, testemunhamos um aumento significativo no número de agentes, passando de 17 GCMs para um contingente de 46 atualmente. Quanto à sua fala de falta de segurança nas escolas, é importante ressaltar que essa alegação não procede. O prefeito municipal agiu com grande urgência ao contratar serviços de segurança privada para atuar nas escolas municipais durante o período de formação dos novos GCMs, que concluíram seu treinamento no dia 6 de setembro deste ano. Desde 2022 contamos com uma ronda escolar efetiva e altamente eficiente, cujo objetivo principal é a patrulha das escolas municipais e estaduais. Uma das métricas de sucesso dessa iniciativa é a capacidade de resposta rápida, com uma viatura GCM disponível em qualquer escola. Além disso, é importante destacar que esses agentes da Guarda Civil Municipal receberam treinamento apropriado e estão devidamente armados para garantir a segurança em nosso ambiente escolar. Essas ações demonstram o firme compromisso da administração municipal com a segurança pública e o bem-estar da nossa comunidade, garantindo um ambiente escolar seguro e protegido para nossos alunos e educadores. Estamos comprometidos em continuar aprimorando essas medidas e trabalhando incansavelmente para proporcionar um ambiente tranquilo e seguro para todos os residentes”.

gcm

Na escola onde a pessoa reclamou da falta de segurança, a GCM mantém patrulhamento ostencivo durante os periodos de aulas.

No vídeo em que a mulher aparece fazendo as acusações infundadas sobre a falta de segurança em frente à escola onde seu filho estuda, no distrito de Cardeal, aparecem duas câmeras de monitoramento instaladas, dentre outras tantas, que estão ligadas diretamente na sala de operações da GCM que pode acionar as viaturas para deslocamento rápido ao local. Sem contar o fato que, o próprio vídeo mostra, a escola mantem portões de ferro fechados e trancados durante o período de aulas.

gcm

Prefeitura preza pela segurança principalmente nas escolas com CGMs bem treinados e atentos ao exercício de suas atividades.

Todas as escolas são equipadas com sistemas de monitoramento supervisionados pela Guarda Civil Municipal, o que acrescenta uma camada adicional de segurança. Dessa forma, a GCM pode garantir um ambiente escolar seguro para todos os alunos, professores e funcionários.

Esse mesmo serviço de monitoramento mostra a autora da reclamação observando uma das viaturas da GCM que estava na frente da escola no momento em que fez a gravação.