Secretaria de Saúde promove campanha de combate à Tuberculose

Secretaria de Saúde promove campanha de combate à Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Elias Fausto, através da Vigilância em Saúde, realizará campanha de intensificação e Busca Ativa de Casos de Tuberculose do dia 18/09/2023 ao dia 29/09/2023 em todos os ESF’s e Unidade Mista de Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.

Os principais sintomas da doença são:

  • Tosse
  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço/fadiga

As ações de combate e prevenção à tuberculose realizadas na cidade seguem as orientações vindas do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, via Divisão de Tuberculose.

A recomendação é que todo sintomático respiratório procure uma unidade de saúde para solicitar o exame de pesquisa para a tuberculose, independente da campanha. O teste é gratuito e o tratamento também.

A tuberculose é transmitida pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção, felizmente a partir de 15 dias de tratamento correto, o risco de transmissão é quase zero.

O tratamento contra tuberculose é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É 100% eficaz, desde que não haja abandono ou irregularidade no uso das medicações. A Vigilância em Saúde reforça a importância de realizar todo o tratamento para que o paciente esteja totalmente curado. O tratamento incompleto pode resultar em uma bactéria mais resistente, dificultando o controle da doença.