MUTIRÃO PARA RECOLHER REMÉDIOS E MATERIAIS HOSPITALARES ACONTECE SÁBADO

A Secretaria de Saúde realizará neste sábado (30) um mutirão para a arrecadação de medicamentos vencidos ou em desuso e materiais hospitalares sem uso. As agentes comunitárias e outros funcionários da secretaria estarão das 10h às 13h percorrendo as ruas de Elias Fausto e Cardeal, indo de casa em casa para recolher o material, principalmente nas residências de quem é atendido pelo sistema público de saúde do município. Esse é o primeiro passo para um programa contínuo de descarte consciente de medicamentos que passa a ser adotado pela Prefeitura de Elias Fausto.

Segundo o Prefeito Maurício Baroni, “é muito importante que todos saibam sobre o descarte correto desses materiais e medicamentos, pois se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o meio ambiente por conterem substâncias químicas que prejudicam o solo e a água, sem falar nos riscos da reutilização desses itens por quem os encontre em local inadequado”, lembra.

Depois de sábado as unidades de saúde do município e a Farmácia Cidadã manterão sistema de arrecadação dos medicamentos para serem descartados, bem como materiais hospitalares sem uso. Segundo Eduardo Gomes, o Eduardo da Farmácia, secretário adjunto da Saúde e responsável pelo programa, “para fazer o descarte corretamente é necessário que os munícipes destinem os medicamentos e itens semelhantes às Unidades de Saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível destinar os itens em desuso à sede da Farmácia Cidadã”.