Campanha de Vacinação Contra Influenza em Elias Fausto tem início nesta segunda-feira

Campanha de Vacinação Contra Influenza em Elias Fausto tem início nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 12 de abril tem início a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Diferentemente dos anos anteriores, a prioridade neste primeiro mês será dada às crianças de seis meses a até menores de 06 anos de idade, gestantes, puérperas – pessoas que tiveram filho há pouco tempo – indígenas e trabalhadores de saúde.  Essa primeira etapa ocorrerá de 12 a 16 no Salão Paroquial das 8 horas até às 15 horas. 

O Dia D ocorrerá no sábado, dia 17, das 8 horas até às 17horas em todos os Postos de Saúde. 

Isso deve-se ao fato de que atualmente a vacinação contra a covid-19 está sendo realizada para idosos acima de 60 anos. E, a orientação do Ministério da Saúde é de que vacina contra covid-19 e contra a influenza não sejam aplicadas de forma simultânea pois ainda não há estudos com relação a possíveis reações.

A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho a 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, membros das forças de segurança.

De acordo com o Ministério da Saúde após a aplicação da dose de vacina contra a covid-19 o paciente deverá esperar no mínimo 15 dias para poder receber a vacina contra a influenza.

De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de imunização contra o influenza deve se estender até 9 de julho.

Alerta

Para o paciente que está curado da covid-19 poderá se imunizar normalmente contra o influenza. No entanto, para os que estiverem infectados ou sob suspeita deve-se aguardar o período de recuperação clínica por pelo menos quatro semanas, fazer acompanhamento médico e só depois procurar pela vacina contra a gripe.