Ensino Público de Elias Fausto ganha primeira Sala Maker Espiral do Brasil

Tecnologia, criatividade, raciocínio lógico, curiosidade, reflexão, argumentação e solução são alguns dos pontos que serão trabalhados durante o processo de ensino pedagógico nas escolas municipais da rede de Ensino da Prefeitura de Elias Fausto por meio da Sala Maker Espiral.

Sala Maker Espiral trata-se de uma nova metodologia dinâmica e criativa em que a criança e o adolescente poderão ter um contato com um novo mundo do aprendizado por meio da tecnologia e criatividade. Novas habilidades serão construídas como o trabalho em equipe e a mudança que poderá ser realizada entre o meio educacional e a comunidade em que vive. “Investir em educação é construir um futuro melhor para jovens e adolescentes. É compreender que tudo no mundo está dinâmico e o processo de ensino também está. Temos que nos adequar sempre às novas tecnologias e, o mais importante, dar a oportunidade de um ensino diferenciado para os nossos alunos”, afirma prefeito de Elias Fausto Maurício Baroni.

O ensino público municipal de Elias Fausto compreende o infantil, fundamental I e fundamental II. Nesse primeiro momento, esse novo método de ensino atenderá aos alunos do Ensino Fundamental I Ciclo 1, de 1º ao 3º ano e também do Ciclo 2º de 4º e 5º ano totalizando 1218. Também será contemplado o Ensino Fundamental II Ciclo 3  de 6º e 7º ano - com 503 alunos e Ciclo 4 de 8º e 9º ano com 485 estudantes. Ao todo, 2206 alunos aprenderão novas técnicas de Ensino por meio da metodologia da Sala Maker Espiral.

Desafios

De acordo com a Secretária de Educação de Elias Fausto Sandra Bicudo de Almeida, uma das principais dificuldades que o sistema educacional irá enfrentar está na presença dos alunos em sala de aula. “A pandemia covid-19 trouxe uma grande dificuldade na área educacional. A equipe gestora, diretores e professores adaptaram-se para tentar da melhor forma ensinar ao aluno. O aluno, por sua vez, ficou em casa sem contato com o ambiente escolar e colegas. Motivar o aluno a retornar para escola e recuperar essa lacuna no aprendizado será um grande desafio. Acreditamos muito nessa nova metodologia de ensino como forma de agregar ao nosso sistema educacional”, afirma Sandra Bicudo.

As aulas presenciais do ensino público municipal de Elias Fausto retornaram em sistema de rodízio e seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo no dia 07 de Junho de 2021.

A metodologia trará para a sala de aula a integração de conceitos de diversas áreas por meio de projetos tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes para os dentro das diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e dos quatro pilares fundamentais de aprendizagem da UNESCO e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O currículo Maker (Faça Você Mesmo) assume como objetivo principal criar as melhores oportunidades possíveis para desenvolver as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e caminhar para que se atinja o propósito dela que é “Contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, sustentável, solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza”.

Material didático e Salas de Aula

Cada aluno receberá uma apostila impressa do ano completo para fazer anotações e acompanhar as aulas. O educador também recebe o mesmo material didático das crianças e adolescentes, recebe os de apoio para o uso dos maquinários, e um login na plataforma colaborativa, onde tem acesso a planos de aula, com espaço de help desk para tirar dúvidas, e alguns vídeos das atividades.

Cada Sala Maker Espiral terá bancadas para trabalho equipe, armários e aparelhos para a prototipagem em impressão 3D, corte a laser, plotter de recorte e instrumentos para a prática de robótica. Ao todo serão dedicadas 05 salas de aula para essa nova metodologia localizadas nas escolas EMEF “Pref. João Guedes Pinto Júnior, na EM “Gerardo Mário Tornatore, na EM “Pref. Lupércio Guedes Pinto – Titico”, na EM “Profª Maria Cândida Alves Pinto” e no Espaço Maker Espiral Modelo Professor Mário Augusto Baltus com sede no Distrito de Cardeal.

Ao todo, 30 professores, coordenadores e gestores estão participando de um treinamento específico para aprender essa nova metodologia de ensino e também como funciona o maquinário. “Será um grande passo e uma grande transformação no Ensino Público de Elias Fausto”, finaliza a Secretária de Educação.

Investimento

O valor investido para o projeto Sala Maker Espiral em Elias Fausto é de R$847.104,00 por ano. Um total de R$32,00 por aluno por mês. “Atenderemos 2206 alunos por ano. Esse investimento será realmente um grande divisor de águas na educação e acreditamos que no aprendizado e vida de cada aluno de nossa cidade”, finaliza o prefeito Maurício Baroni.