Elias Fausto recebe projeto CPFL nas Escolas sobre eficiência energética

Entender como funciona a energia e todas as suas aplicabilidades no dia-a-dia, são alguns dos tópicos abordados no programa “Energia em Jogo” da CPFL nas Escolas. Nesta última semana, a cidade de Elias Fausto recebeu a carreta itinerante da CPFL e os alunos do 4º ao 9º de todas as escolas da rede municipal de ensino puderam desfrutar e aprender in loco tudo sobre energia e consumo consciente.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar. Trata-se de uma ação conjunta da CPFL Paulista e CPFL Santa Cruz.

Para a secretária de educação da cidade de Elias Fausto, Sandra Bicudo de Almeida, o encontro de formação, liderado pela professora Lilian Faversani, serviu para que os professores refletissem sobre a própria aprendizagem, não só sobre a dos alunos. “Foi uma formação muito boa e a palestrante é excelente. Ela começa explicando para a gente que nós achamos que sabemos tudo sobre ciência, mas na verdade não sabemos nada!”, brinca Sandra. “Ela questiona muito o professor. A gente percebeu que não só os alunos têm que aprender, mas os professores também.”

Antes do aprendizado dos alunos, os professores da rede municipal receberam treinamento específico por meio de material didático. Os conceitos foram ensinados de forma prática e dinâmica para os alunos. Os temas abordados foram: energia cinética, potencial gravitacional e potencial elástico, energia química, energia luminosa, energia sonora, transformações e transferências energéticas, fontes de energia renováveis e não renováveis,  eficiência energética, desigualdade no acesso à energia elétrica e consumo direto e indireta de energia elétrica.

A carreta da CPFL esteve durante três dias na cidade de Elias Fausto na Praça da Matriz e os alunos de todas as escolas puderam conhecer in loco tudo o que a carreta pode proporcionar.  Ao todo, os alunos participaram de sete atividades que exploram o universo da energia elétrica por meio de jogos eletrônicos dinâmicos, experiências diversas e muito mais. O prefeito Maurício Baroni foi conhecer de perto o projeto. “Essa é uma grande novidade para a cidade de Elias Fausto e para a nossa rede de ensino. Estamos investindo diariamente em melhorias no setor da educação com qualificações para os servidores e também investimento para a melhoria no aprendizado de nossas crianças. Essas parcerias com certeza contribuem muito para o desenvolvimento educacional”, afirma Baroni.

Paralelo a unidade móvel, também existe um aplicativo e o aprendizado pode ser contínuo, inclusive, envolvendo o núcleo familiar. “Entender sobre o consumo e como ele pode impactar o meio ambiente é fator primordial para a transformação de uma sociedade. Esse projeto trouxe a possibilidade dos próprios alunos levarem o aprendizado para seus familiares para que juntos possam de fato ampliar a consciência acerca do tema”, finaliza Sandra.