Elias Fausto inaugura a SALA SEBRAE AQUI Prefeito Rui Thoni

Inovação, empreendedorismo, incentivo e aprendizado. Essas são algumas das ações e palavras que a Prefeitura Municipal de Elias Fausto realiza desde o ano de 2017. E, nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, foi inaugurada a Sala Sebrae Aqui no município de Elias Fausto com a presença do Prefeito Maurício Baroni, do senhor Fábio Gerlach do escritório regional do Sebrae de Piracicaba e do senhor José Eduardo Martelli, assessor da Diretoria de Administração e Finanças representando o senhor diretor Guilherme Campos.

Desde 2017, a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realiza convênio e parcerias com o SEBRAE com cursos de formação para a população de Elias Fausto e Cardeal. “Desde o começo de meu mandato como prefeito, temos esse tipo de ação é que a formação continuada de nossa população. Diversos cursos já foram oferecidos e inclusive temos cursos em andamento. Todos os cursos com certificação e inclusive alguns são profissionalizantes. Essa é a única forma de estar preparado para o mercado de trabalho”, afirma Baroni.

O programa que é uma parceria com o Sebrae de São Paulo, oferece atendimento presencial a empreendedores com orientação individual e coletiva com a intenção de estimular os pequenos negócios locais, essa iniciativa visa oferecer um ambiente mais favorável para o surgimento de novas empresas e o crescimento das já instaladas no município.

A sala que abriga o programa voltado para o empreendedorismo foi nomeada de Sala Prefeito Rui Thoni, por indicação do Vereador Ari Elias de Souza (Aribazão) e com aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores. “A parceria com o Sebrae será de fundamental importância para dar auxílio e suporte às empresas e aos empreendedores da cidade gerando emprego e renda para todos. Eu quero agradecer a todos por essa homenagem de colocar o meu nome em uma sala de um programa tão especial como o Sebrae. Muito obrigado a todos”, agradece o vice-prefeito Rui Thoni.

Durante a cerimônia de inauguração, Gerlach comentou da importante parceria com Elias Fausto. “Desde que assumi a gerência da região, Baroni foi o primeiro prefeito que foi me visitar. Desde então firmamos essa grande parceria e pudemos trazer a Sala do SEBRAE AQUI para Elias Fausto”.

De acordo com dados do SEBRAE, em 2021 foram inauguradas 150 salas do SEBRAE AQUI no estado de São Paulo e, até julho de 2022 já estão programadas mais 200 unidades. “Ao todo tivemos um investimento em torno de R$5 milhões e, assim como o SEBRAE, percebo que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem o desejo de atender pessoas. Fico muito feliz também da sala receber o nome do senhor Rui Thoni pois, para mim, este acontecimento mostra que a história de vida de uma pessoa passa primeiramente por suas ações. Somos o que fazemos e fazemos para servir ao próximo. Pude estar presente em cerca de 20 inaugurações e fico muito feliz em estar aqui em Elias Fausto”, afirma Martelli.

Atualmente, 33% do PIB no Brasil é gerado por pequenas empresas, e 55% dos empregos também são gerados por pequenas empresas. “Esses dados estatísticos apontam que o SEBRAE está no caminho certo, ao lado do empreendedor e de quem deseja inovar”, finaliza Martelli.

Segundo o gerente do Sebrae, atualmente 22% da população de Elias Fausto e Cardeal empreende, com um total de 1796 MEIs (micro empreendedor individual)  em funcionamento, 555 ME (micro empreendedor) e 72 EPP (empresa de pequeno porte) também em funcionamento na cidade.

“Esse com certeza será mais um grande legado de nossa administração para Elias Fausto e Cardeal. Antes tínhamos os serviços do SEBRAE e agora temos uma sala especial para o atendimento aos empreendedores e a população como um todo. Quero aqui parabenizar todo o trabalho da primeira dama e presidente do Fundo Social Ana Cristina Bittencourt que iniciou o processo de parceria com o SEBRAE em 2017, parabenizar a atual secretária Bianca Fazolin e também a agente Sebrae Patrícia Monteiro”, finaliza Baroni.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração da Sala SEBRAE AQUI Prefeito Rui Thoni os vereadores Altamir da Cruz Fidelis (Mirão Zapata), Carlos Eduardo Gomes (Eduardo da Farmácia), Cláudio José Costa, Irineu Viana e a senhora Ketlen Vieira. Também estavam presentes a chefe de gabinete Juliana Márcia Juliano, a secretária de administração Gisele Zatarin, o secretário de saúde Claudinei Grossi, a secretária de educação Sandra Bicudo, o secretário de obras e engenharia Murilo Benatti, a secretária de cultura Andreza Ramos, o secretário de negócios jurídicos José Elias Aun e o secretário de esportes Edson Pereira.

Sala Prefeito Rui Thoni

Quem mora em Elias Fausto ou Cardeal conhece a pessoa do senhor RuiThoni. Apaixonado pela cidade, durante toda a sua trajetória, Thoni sempre trabalhou pelo desenvolvimento de Elias Fausto de forma humana e igualitária.

Mesmo sem estar no poder como Prefeito ou Vice-Prefeito, Rui Thoni conquistou diversas melhorias para a cidade e ajudou muitos moradores sempre com uma palavra amiga e incentivadora.

Enquanto esteve Prefeito, de 2001 a 2004, Rui fez a construção da Creche Pequenina Flor no bairro São Judas I. O local onde foi construída a creche, era um terreno seu que fora doado para a Prefeitura Municipal de Elias Fausto em meados dos anos 90.

Rui também trouxe as primeiras moradias populares no bairro Anchieta. Além de Prefeito no ano de 2001 a 2004, Thoni também foi Vice-Prefeito nos anos de 1997 a 2000 e atualmente e também é Vice-Prefeito de 2017 até os dias de hoje na gestão do Prefeito Maurício Baroni.