Caravana Circo Rural passa por Elias Fausto

A premiada MB Circo traz evento, que contará com espetáculo circense, música e teatro folclórico, será realizado no próximo domingo (21/5), a partir das 9h, na Fazenda Lambedouro. A entrada é franca.

Caravana Circo Rural passa por Elias Fausto

Respeitável Público, atenção: a Caravana Circo Rural, da companhia MB Circo, promete levar encantamento em forma de arte, música, dança, folclore e, claro, circo a diversas comunidades rurais do interior de São Paulo. Além de um premiado espetáculo circense, o Cirqu&tal, a plateia irá conferir o talento das atrações artísticas locais. Qual o primeiro destino da trupe? A Fazenda Lambedouro, em Elias Fausto, que receberá o evento no próximo domingo (21/5), a partir das 9h. A entrada é franca.

Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 08/2022 | Circo – Circulação de Espetáculos, com o apoio das prefeituras locais, a Caravana Circo Rural celebra os 10 anos de fundação da MB Circo. Ao todo, 10 cidades do interior paulista receberão a temporada, entre as quais Elias Fausto, Mombuca, Saltinho, Rio Claro, Analândia, Santa Cruz da Conceição, Ipeúna e São Pedro.

“Esse projeto é muito especial para a companhia, já que, além de comemorar a nossa primeira década, ele permite que a arte circense da MB Circo chegue também às zonas rurais das cidades do interior por onde vamos passar, democratizando, dessa forma, a cultura. Por ter nascido nesse ambiente, sempre percebi que essa população era desfavorecida de atividades artísticas. Agora, não mais, pois a nossa caravana vai passar”, destaca a artista Danieli Maimoni.

As atrações

Além da apresentação do espetáculo circense Cirqu&tal, do repertório da MB Circo, a Caravana Circo Rural sempre contará com a participação de artistas da comunidade. Em Elias Fausto, por exemplo, a cena também será ocupada pela Banda 0Km e pela apresentação da peça Bumba Meu Boi, protagonizada pelos alunos da Casa de Cultura de Elias Fausto (SP).

O espetáculo

Em cartaz desde 2016, o espetáculo Cirqu&tal, que já integrou a programação de diversos festivais em São Paulo e Minas Gerais, convida à cena um quarteto de palhaços para lá de irreverentes e bem diferentes entre si. Os nomes dizem tudo: Tico Toco (Bruno Peruzzi), Polenta (Danieli Maimoni), Sevefino (Eduardo Salzane) e Nélson do Bigodinho (Junior Taz). Para eles, a nobre arte de arrancar gargalhadas não tem hora certa para ser vivenciada. Pode ser a qualquer momento.

circo

“Arte nunca é demais...! Em alguns momentos da vida, a arte é essencial! E o circo ressurge como um respiro, uma possibilidade de unir as pessoas em torno de um sentimento bonito e potente, que é a alegria”, avalia o ator Junior Taz, intérprete do Palhaço Nélson Bigodinho, que também assina o roteiro e a direção do espetáculo.

Para oferecer tanta alegria ao público, o quarteto de palhaços usa e abusa de outras virtuoses circenses, como malabares com bolas e claves, chicote e monociclo, que fazem ótimas dobradinhas com o humor típico das pilhérias de picadeiro. Aliás, que estão presentes em Cirqu&tal a partir de uma releitura bem-sucedida pela MB Circo de esquetes e números clássicos dos picadeiros circenses.

Quem ganha com toda a experimentação é a plateia, que se vê dentro de uma legítima lona circense. “O circo está no imaginário popular como uma manifestação da alegria e do deslumbramento, um terreno fértil feito de surpresas e risadas no qual se semeiam sonhos e se colhe esperança. Que o público assista o espetáculo e leve consigo um jeito alegre e esperançoso de ver o mundo”, destaca o diretor.

 

A companhia

Fundada em 2013, a MB Circo nasceu com a proposta de ser um espaço para o encontro de amigos que desejavam pesquisar comicidade, estudar humor circense e, claro, conjugar o verbo palhacear na cena. Após um ano de atividades, a trupe estreou o primeiro espetáculo em grupo: Bandalhaços Show, que contou com a supervisão artística de Lu Lopes, a reconhecida Palhaça Rubra.

Enquanto rodavam por festivais, circuitos, editais e encontros em São Paulo e Minas Gerais, os artistas da MB Circo prepararam Cirqu&tal, a segunda montagem, que estreou em 2016. Atualmente, o repertório da companhia é composto por três espetáculos: RisoShow, Cirqu&tal e MalabaRindo.

 

Ficha Técnica

Elenco: Bruno Peruzzi, Danieli Maimoni, Junior Taz e Eduardo Salzane

Sonoplastia: Franco Garcia

Iluminação: Pietro Wallace

Cenografia: MB Circo

Produção: MB Circo

Produção Executiva: Pamela Peruzzi

Foto e Vídeo: Vinicius Mena

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Tiago Gonçalves

Artes e Marketing Digital: Nina Ariolli

Intérprete de Libras: Malu Silva

 

Classificação: Livre

Tempo de duração: 55 minutos

 

SAIBA MAIS

O quê: Caravana Circo Rural em Elias Fausto (SP)

Quando: Domingo (21/5), a partir das 9h

Onde:  Fazenda Lambedouro (Zona Rural, s/n, em Elias Fausto | SP)
Quanto: Entrada gratuita

Informações: @mbcirco