MINISTRO PADILHA PROMETE APOIO A CONSIMARES

Ministro das Relações Institucionais se reuniu com representantes dos municípios na manhã de sábado e prometeu apresentar projeto ao demais ministros.

MINISTRO PADILHA PROMETE APOIO A CONSIMARES

O prefeito Maurício Baroni e os demais prefeitos das cidades que compõem o Consimares - Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos - recebeu na manhã de sábado (2) o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na cidade de Hortolândia. No encontro foi discutido o projeto de construção de uma usina que gera energia a partir do lixo em Nova Odessa.

consi

Prefeiro de Elias Fausto Maurício Maroni recepciona o ministro Alexandree Padilha na entrada do local do evento.

Segundo Padilha, um cronograma do projeto deve ser estabelecido a partir de uma reunião com os prefeitos em Brasília (DF) no dia 14 de junho. "Vamos poder apresentar isso aos ministérios e, a partir daí, vamos poder ter um cronograma, porque tem que ser feito um leilão, que é organizado pelo Governo Federal. Empresas privadas participam desse leilão e a partir daí o cronograma de execução destas obras", explica Padilha.

mau

Entrega dos projetos de a implantação da rede de cooperativas de reciclagem para gerar renda a catadores e a Central de Tratamento de Resíduos com tecnologia que transformará rejeitos em energia elétrica.

O ministro destacou, ainda, que pretende levar à reunião na capital federal, que também terá a participação dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, questões de proteção ambiental e um programa de apoio aos trabalhadores de materiais recicláveis.

Juntos, os municípios de Sumaré (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Nova Odessa, Monte Mor (SP), Hortolândia, Elias Fausto (SP) e Capivari (SP), que participaram do encontro, produzem 700 toneladas de resíduos por dia. A tecnologia que produz eletricidade a partir do lixo já existe em outros países. O projeto prevê ainda a implantação da rede de cooperativas de reciclagem para gerar renda a catadores.

consi

A equipe do Consimares que vem desenvolvendo os projetos que foram entregues ao ministro Padilha.