Consimares e Ambipar/Viraser assinam acordo de cooperação para fomentar cooperativas

Consimares e Ambipar/Viraser assinam acordo de  cooperação para fomentar cooperativas

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) apresentou, nesta quarta-feira (17/05), Dia Mundial da Reciclagem, o Programa “Recicla Junto Consimares – União no Descarte Inteligente de Resíduos”. Duas ações importantes marcaram o lançamento: a assinatura do acordo de cooperação técnica para selar a parceria com o “Projeto Soluções Ambipar Viraser” – referência pela expertise no fortalecimento e autogestão de cooperativas e associações de profissionais da reciclagem -, além da inauguração da composteira do projeto piloto “Composta Nova Odessa”. Participaram do evento, realizado no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, técnicos ambientais, prefeitos e vereadores da região.

Consimares

A parceria com o projeto Ambipar Viraser ajudará os municípios da região na fomentação e gestão de cooperativas de reciclagem. Para formalizar a parceria com o presidente do Consimares, Mauricio Baroni, estiveram presentes a Ceo da Ambipar, Cristina Andriotti, a diretora de Relações Institucionais da Ambipar/Viraser, Maíra Pereira, e Geraldo Virgínio, responsável pelo setor de Relacionamento Governamental da Ambipar/Viraser.

“O Viraser está presente em todo o Brasil. Por meio dessa parceria, vamos articular todos os atores para juntos chegarmos a uma solução sustentável e acelerar o processo de cooperativas para transformá-las num modelo de franquia social”, comentou a Ceo da Ambipar.

Baroni destacou que o acordo com a Ambipar/Viraser vem ao encontro das ações do Programa Recicla Junto Consimares formado por quatro projetos prioritários, dentre eles, a formação de uma rede de cooperativas de reciclagem. “Para ampliar a coleta seletiva de recicláveis com apoio dos catadores, gerar trabalho e renda para esses trabalhadores é preciso organizá-los e tratá-los com a dignidade que merecem. E isso passa pela gestão eficiente das cooperativas e associações”, observa o presidente do Consimares.

Durante o evento, o Consimares também apresentou como funciona o projeto piloto de compostagem, o Composta Nova Odessa, que reaproveita resíduos orgânicos (frutas, verduras, legumes e restos de poda) e transforma esses detritos em adubo. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa.

Depois da apresentação, os convidados foram visitar a composteira localizada no terreno da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). O local recebeu 12 mil quilos de resíduos orgânicos que estão em processo de decomposição para virar adubo (60% de poda e 40% de hortifrutis doados pelo Supermercado Pague Menos). A ideia do Consimares é levar o projeto para outras cidades interessadas.

PORTUGAL CASE

Durante o encontro, o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, o Mimo, compartilhou sua experiência, em Portugal, na visita a uma Central de Tratamento de Resíduos com tecnologia para transformar rejeitos em energia elétrica. O sistema é semelhante ao projeto da Central de Tratamento Consimares, já aprovado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em discussão com os municípios.

O QUE É O RECICLA JUNTO CONSIMARES?

Consimares

O Programa Recicla Junto Consimares é formado por quatro projetos prioritários do Consórcio para gestão humana, inteligente e sustentável de resíduos sólidos: implantação da rede de cooperativas de reciclagem, projeto piloto Composta Nova Odessa, Usina Móvel para Reaproveitamento de RCC (Resíduos da Construção Civil) e a Central de Tratamento de Resíduos.

A iniciativa envolverá os sete municípios do Consórcio (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, que produz cerca de 700 toneladas/dia de resíduos, a maior parte levada aos aterros sanitários.

“O Recicla Junto Consimares vai juntar/reunir/unir esforços dos municípios, e toda a sociedade, para o descarte correto dos resíduos. Um desafio que exige participação conjunta do Consórcio, Prefeituras, Poderes Legislativo e Judiciário, além da própria comunidade, entidades e o setor privado. Com campanhas de conscientização, vamos ensinar a comunidade como separar os resíduos sólidos e orgânicos para reciclagem e a importância dessa atitude para o meio ambiente”, destaca o presidente do Consórcio.